Jack Endino: comentários de estrelas sobre a polêmica

Imagem

Quando criança, em contato primeiro com o Rock N’ Roll, o guitarrista do SEPULTURA, ANDREAS KISSER, afirmou que, ao escutar bandas como IRON MAIDEN e KISS, o que importava era o ritmo.

Só depois ele teve um contato mais apurado com a língua inglesa e pôde, assim, entender do que as letras se tratavam.

Segundo ele, em entrevista ao portal G1, “o lance de cantar em inglês não é somente do brasileiro” e citou grupos como o SCORPIONS, da Alemanha, e o LOUDNESS, do Japão.

Kisser só entrou no debate porque seu grupo foi citado pelo produtor estadunidense Jack Endino, o qual criticou bandas brasileiras que primam por cantar em inglês.

Mais tarde, após uma chuva de críticas à sua posição e à maneira como falou, ele pediu desculpas. Confira no link abaixo:

Jack Endino: produtor pede desculpas a brasileiros após críticas

Para o guitarrista do Sepultura, “o inglês se tornou a língua do Rock”.

“E”, concordando neste ponto com Endino, “realmente o inglês tem que ser compreensível, com o cuidado de saber a gramática para não achar que está falando uma coisa e passando outra. Tem muito rap americano que eles nem entendem, cheio de gíria e duplo sentido. No final, é o ritmo que importa”.

O vocalista do ALMAH e ex-ANGRA, EDU FALASCHI, também deixou seu apontamento: “Bandas gigantes também tinham inglês ‘ruim’ aos ouvidos dos EUA. Por exemplo, o Scorpions, alemão, no início era motivo de piada por causa do sotaque germânico do Klaus Meine; o A-há, norueguês, cantou em inglês errado ‘take on me, take me on’. Kurt Cobain, americano, cantava em inglês tão ‘arrastado’ que nem os próprios entendiam suas palavras”. Um detalhe interessante é que Endino foi produtor do debut do NIRVANA, o Bleach, em 1989.

Outro vocalista que não deixou por menos foi o do KRISIUN, ALEX CAMARGO. “Esse cidadão foi arrogante e preconceituoso ao tentar chamar atenção com uma opinião descabida sobre algo que, pelo jeito, não conhece”, pontua.

Fonte: Em 28/01/2013 | Jack Endino: comentários de estrelas sobre a polêmica http://whiplash.net/materias/news_831/172215-sepultura.html#ixzz2ebYQeXzp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s